top of page

Visão de Mundo

Design sem nome (1)_edited.png

Teoria da Mudança

Por que aumentar o engajamento cívico é importante?

O aumento no engajamento cívico não tem apenas um fim em si mesmo. Ele é o início de uma cadeia de círculos virtuosos que tem como objetivo final a construção de uma sociedade mais democrática, próspera, justa e sustentável.


A mudança de comportamento dos indivíduos em direção a uma posição cidadã leva ao fortalecimento da cultura cívica e ao aumento do nível de confiança social, o que tende a tornar as instituições públicas mais eficazes. Esse processo ocorre no momento em que as pessoas passam a participar mais ativamente das soluções dos problemas coletivos e a supervisionar seus representantes, garantindo que a máquina pública atue em favor dos cidadãos e das cidadãs.


A longo prazo, uma sociedade que tem uma cultura cívica forte resolve seus desafios coletivos de forma muito mais eficaz, eficiente, transparente e ética. Portanto, gera maior prosperidade econômica, justiça e sustentabilidade, enquanto mantém e fortalece suas bases democráticas.

AUMENTO DO ENGAJAMENTO CÍVICO

EDUCAÇÃO CIDADÃ

AVANÇO CULTURAL E INSTITUCIONAL

SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, PRÓSPERA, JUSTA E SUSTENTÁVEL

Conceito de cidadania

O que a Mobis entende por cidadania?

Em uma democracia, cidadania é o processo contínuo de engajamento proativo dos indivíduos com as questões da vida pública, tanto por meios formais quanto informais. Para a Mobis, exercer a cidadania é o mesmo que se engajar civicamente, ser um(a) cidadã(o) ativo(a). Envolve, por um lado, ter conhecimento sobre diferentes áreas da vida pública, e por outro, participar ativamente e voluntariamente da mesma.


Acreditamos que o engajamento cívico vai muito além da consciência no momento do voto, incluindo ações menos formais como o cuidado com o meio-ambiente, a participação em manifestações pacíficas, a realização de trabalho voluntário e o contato com os representantes eleitos. 

Áreas da cidadania trabalhadas pela Mobis

DIREITO

ECONOMIA E FINANÇAS

SUSTENTA-BILIDADE

CIÊNCIA POLÍTICA

DIVERSIDADE DIREITOS CIVIS

ADMINISTRA-ÇÃO PÚBLICA

RELAÇÕES INTERNACIO-NAIS

INOVAÇÃO SOCIAL

WhatsApp Image 2021-11-12 at 14.25.59.jpeg
IMG_8713_edited.jpg

Manifesto da Mobis

Está no indivíduo o poder de mudar o coletivo.

 

É no senso de pertencimento e de responsabilidade de cada ser humano que está a origem de um(a) cidadã(o). É portanto, ali também, a origem de sociedades democráticas, prósperas, justas e sustentáveis.
 

É o(a) cidadã(o) o(a) guardiã(o) do seu entorno, o(a) criador(a) de soluções, o(a) definidor(a) do futuro, o(a) auditor(a) do Estado, o(a) protetor(a) do outro e do público, daquilo que nos é comum.
 

A formação de um(a) cidadã(o), no entanto, não acontece no vácuo. É preciso um esforço intencional, coeso e sério para ensinar às novas gerações as regras de participação democrática definidas pelas gerações anteriores.
Esse esforço se chama educação. 

 

É por isto que trabalhamos para criar e distribuir experiências de aprendizagem transformadoras e suprapartidárias em cidadania. Fazemos isto através da cooperação e do compartilhamento de práticas pedagógicas com aqueles que acreditamos serem os verdadeiros elos que nos ligam a um futuro melhor: os educadores e educadoras. Queremos, juntos(as), contribuir na construção de milhares de novos futuros que passam diariamente pelas salas de aula do nosso país.
 

Como organização cívica, trabalhamos para transformar a realidade do Brasil. Como pessoas apaixonadas pela educação e pela ação, queremos encontrar parceiros nessa recompensadora jornada.
 

Pertença. Responsabilize-se. Conheça. Faça.
A cidadania está em nós. O futuro está em nós.


Vem Pra Mobis!
 

bottom of page