top of page
Atuação: Welcome

Conheça os programas realizados pela Mobis

Design sem nome (1)_edited.png

Ao longo de sua trajetória, a Mobis desenvolveu programas para estudantes e para educadores(as).

Os primeiros incluem trilhas e experiências didáticas direcionadas à aprendizagem dos estudantes. Os seguintes, incluem trilhas de formação, espaços de troca e interação direcionados à educadores e educadoras interessados em aprender mais sobre cidadania e trabalhar o tema em suas salas de aula.

 

A seguir, você pode conferir todos os programas já realizados pela Mobis.

Cidadania no Dia a Dia

Projeto piloto da Mobis, o Cidadania no Dia a Dia é uma trilha formativa de 50 horas/aula que trabalha os principais conceitos do Estado Democrático Brasileiro de forma ativa, fazendo com que os estudantes construam seu próprio Estado, definindo regras próprias, identificando problemas da comunidade escolar e construindo soluções para os mesmos.

2015

IMG_9793.jpg
_MG_4585.JPG
_MG_5017.JPG

2016

Eu no Mundo

O Eu no Mundo é um programa de imersão de 10 horas/aula com foco em desenvolvimento profissional e busca de propósito. Ele trabalha autoconhecimento, pertencimento e senso de coletividade através de dinâmicas ativas e de trocas com a comunidade. 

DSC05811.jpg
DSC05569.jpg

2018

Ágora

O Ágora é uma experiência de aprendizagem que trabalha conceitos de Ciência Política, Economia e Sustentabilidade por meio de um jogo em grupos e de uma discussão. 


O jogo é inspirado no conceito de tragédia dos comuns, e simula o uso de bens comuns por uma comunidade. Ao longo dele, os estudantes enfrentam o dilema entre cooperar e competir, e esta decisão afeta diretamente os resultados de cada grupo. Ao final do jogo, é aberta uma reflexão sobre as decisões tomadas por eles, suas consequências, e são estabelecidos paralelos entre as dinâmicas do jogo e da vida em sociedade. 

Agora Logo 2 branco.png

Se interessou pela experiência e gostaria de realizá-la na sua sala de aula? Faça download de todos os materiais pedagógicos do Ágora de forma gratuita!

2019

CidadoQuizz

Jogo de perguntas e respostas sobre cidadania que inclui questões sobre as 6 áreas da vida pública trabalhadas pela Mobis: Ciência Política, Direito, Economia e Finanças, Sustentabilidade, Relações Internacionais, Diversidade e Direitos Civis, Administração Pública e Inovação Social. 


O jogo tem o formato de uma competição, que pode ser disputada entre duas pessoas ou entre times e pode ser jogado por participantes de qualquer idade. 

IMG_20190722_140749317 (1).jpg

2019

Multiplicadores da Cidadania

Primeiro programa da Mobis destinado a educadores(as), o Multiplicadores da Cidadania inclui formação, conexão e apoio a educadores(as) que querem trabalhar cidadania em suas salas de aula.

 

Nele, os participantes recebem uma formação teórica e prática para tornarem-se multiplicadores de uma experiência de aprendizagem criada pela Mobis. Além disso, recebem gratuitamente todos os materiais e guias necessários para a aplicação da experiência e contam com o apoio da equipe da Mobis para facilitá-la em seus espaços de aprendizagem. 
 

A primeira edição do Multiplicadores da Cidadania ocorreu entre o final de 2019 e o início de 2020, em Porto Alegre - RS, e teve como objetivo a multiplicação do jogo Ágora. 

IMG_9773_edited.jpg
IMG-20191207-WA0106.jpg
IMG_9721.JPG
mdc - logo branco.png

2020

Comunidade Educadores da Cidadania

Criada como uma uma resposta à necessidade de espaços de troca virtuais imposta pela pandemia, a Comunidade Educadores da Cidadania é um espaço de conexão, troca e apoio destinado a educadores(as) engajados(as) com a educação cidadã no Brasil. 


Dentro da comunidade, foram realizados 23 eventos ao vivo, incluindo minicursos, aulas interativas, painéis e trocas de experiências.

 

Além disso, a partir da Comunidade foi criado um grupo de produtores de conteúdo, educadores(as) parceiros que produziram conteúdos teóricos e práticos sobre educação cidadã de forma sintética, contando com a curadoria da Mobis.

Capturar2.PNG
Capturar.PNG
Educadores_da_Cidadania_-_Perguntas_Rede_e_Conexão.png

2021

Jornada Educadores da Cidadania

Em um formato totalmente inovador, a Jornada Educadores da Cidadania contemplou uma formação, a realização de práticas em sala de aula e a produção de um eBook.

 

Nela, 11 educadores(as) de diferentes regiões do país receberam uma bolsa para dedicar-se à uma jornada de 6 meses. Esta incluiu uma formação online com especialistas em cidadania e metodologias ativas, a criação e aplicação de práticas pedagógicas sobre cidadania nas escolas e, por fim, a sistematização das práticas em um eBook inédito. Tudo isso ocorreu com o apoio técnico da Mobis e com trocas constantes entre o grupo de educadores(as). 


Como produto final, a jornada gerou um eBook prático, no qual cada educador(a) descreve a atividade criada e traz todos os materiais pedagógicos necessários para que outros educadores(as) possam multiplicá-las nos seus espaços de aprendizagem. 

WhatsApp Image 2021-10-27 at 19.53.42 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-10-29 at 09.25.06 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-10 at 19.24.52.jpeg
_edited.png
JEC - 2º Painel de Lançamento - 0902.png

Se interessou pela jornada e quer conferir o eBook produzido a partir dela? Clique aqui e faça o download gratuito deste conteúdo incrível!

bottom of page