
Visão de Mundo
_edited.png)
Teoria da Mudança
Por que aumentar o engajamento cívico é importante?
O aumento no engajamento cívico não tem apenas um fim em si mesmo. Ele é o início de uma cadeia de círculos virtuosos que tem como objetivo final a construção de uma sociedade mais democrática, próspera, justa e sustentável.
A mudança de comportamento dos indivíduos em direção a uma posição cidadã leva ao fortalecimento da cultura cívica e ao aumento do nível de confiança social, o que tende a tornar as instituições públicas mais eficazes. Esse processo ocorre no momento em que as pessoas passam a participar mais ativamente das soluções dos problemas coletivos e a supervisionar seus representantes, garantindo que a máquina pública atue em favor dos cidadãos e das cidadãs.
A longo prazo, uma sociedade que tem uma cultura cívica forte resolve seus desafios coletivos de forma muito mais eficaz, eficiente, transparente e ética. Portanto, gera maior prosperidade econômica, justiça e sustentabilidade, enquanto mantém e fortalece suas bases democráticas.
AUMENTO DO ENGAJAMENTO CÍVICO
EDUCAÇÃO CIDADÃ
AVANÇO CULTURAL E INSTITUCIONAL
SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, PRÓSPERA, JUSTA E SUSTENTÁVEL
Conceito de cidadania
O que a Mobis entende por cidadania?
Em uma democracia, cidadania é o processo contínuo de engajamento proativo dos indivíduos com as questões da vida pública, tanto por meios formais quanto informais. Para a Mobis, exercer a cidadania é o mesmo que se engajar civicamente, ser um(a) cidadã(o) ativo(a). Envolve, por um lado, ter conhecimento sobre diferentes áreas da vida pública, e por outro, participar ativamente e voluntariamente da mesma.
Acreditamos que o engajamento cívico vai muito além da consciência no momento do voto, incluindo ações menos formais como o cuidado com o meio-ambiente, a participação em manifestações pacíficas, a realização de trabalho voluntário e o contato com os representantes eleitos.
Áreas da cidadania trabalhadas pela Mobis
DIREITO
ECONOMIA E FINANÇAS
SUSTENTA-BILIDADE
CIÊNCIA POLÍTICA
DIVERSIDADE DIREITOS CIVIS
ADMINISTRA-ÇÃO PÚBLICA
RELAÇÕES INTERNACIO-NAIS
INOVAÇÃO SOCIAL


Manifesto da Mobis
Está no indivíduo o poder de mudar o coletivo.
É no senso de pertencimento e de responsabilidade de cada ser humano que está a origem de um(a) cidadã(o). É portanto, ali também, a origem de sociedades democráticas, prósperas, justas e sustentáveis.
É o(a) cidadã(o) o(a) guardiã(o) do seu entorno, o(a) criador(a) de soluções, o(a) definidor(a) do futuro, o(a) auditor(a) do Estado, o(a) protetor(a) do outro e do público, daquilo que nos é comum.
A formação de um(a) cidadã(o), no entanto, não acontece no vácuo. É preciso um esforço intencional, coeso e sério para ensinar às novas gerações as regras de participação democrática definidas pelas gerações anteriores.
Esse esforço se chama educação.
É por isto que trabalhamos para criar e distribuir experiências de aprendizagem transformadoras e suprapartidárias em cidadania. Fazemos isto através da cooperação e do compartilhamento de práticas pedagógicas com aqueles que acreditamos serem os verdadeiros elos que nos ligam a um futuro melhor: os educadores e educadoras. Queremos, juntos(as), contribuir na construção de milhares de novos futuros que passam diariamente pelas salas de aula do nosso país.
Como organização cívica, trabalhamos para transformar a realidade do Brasil. Como pessoas apaixonadas pela educação e pela ação, queremos encontrar parceiros nessa recompensadora jornada.
Pertença. Responsabilize-se. Conheça. Faça.
A cidadania está em nós. O futuro está em nós.
Vem Pra Mobis!