Visão de Mundo

O desafio social que a Mobis se propõe a superar, ou seja, o  objetivo dos nossos programas educacionais, é o aumento do engajamento cívico dos brasileiros. Isso significa não apenas uma transformação no nível de conhecimento, mas uma transformação no comportamento das pessoas.

 

A ideia é tirar as pessoas de uma posição individual, de apatia ou radicalismo, para uma posição cidadã, de responsabilidade pela vida pública e, portanto, de busca por conhecimento e por participação.

Teoria da Mudança

Por que aumentar o engajamento cívico é importante?

O aumento no engajamento cívico não tem apenas um fim em si mesmo. Ele é o início de uma cadeia de círculos virtuosos que tem como objetivo final a construção de uma sociedade mais democrática, próspera, justa e sustentável.


A mudança de comportamento dos indivíduos em direção a uma posição cidadã leva ao fortalecimento da cultura cívica e ao aumento do nível de confiança social, o que tende a tornar as instituições públicas mais eficazes. Esse processo ocorre no momento em que as pessoas passam a participar mais ativamente das soluções dos problemas coletivos e a supervisionar seus representantes, garantindo que a máquina pública atue em favor dos cidadãos. 


A longo prazo, uma sociedade que tem uma cultura cívica forte resolve seus desafios coletivos de forma muito mais eficaz, eficiente, transparente e ética. Portanto, gera maior prosperidade econômica, justiça e sustentabilidade, enquanto mantém e fortalece suas bases democráticas.

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

AUMENTO DO ENGAJAMENTO CÍVICO

AVANÇO CULTURAL E INSTITUCIONAL

SOCIEDADE DEMOCRÁTICA, PRÓSPERA, JUSTA E SUSTENTÁVEL

Educação para a cidadania

 Você sabia que, das 82 democracias que existem no mundo, apenas 8 não possuem educação para a cidadania no currículo da Educação Básica? 

 

Infelizmente, o Brasil é uma delas. 

Quer entender melhor a forma como a Mobis atua? Confira nossas verticais de atuação e nosso portfólio!

"A prática da democracia não é transmitida através do pool genético. Ela deve ser ensinada e aprendida novamente por cada geração de cidadãos."

 

Sandra Day O'Connor

O conceito de cidadania

O que a Mobis entende por cidadania?

Em uma democracia, cidadania é o processo contínuo de engajamento pró-ativo dos indivíduos com as questões da vida pública, tanto por meios formais quanto informais. 

 

Para a Mobis, exercer a cidadania, ou seja, ser um cidadão é o mesmo que se engajar civicamente, ser um cidadão ativo. Envolve, por um lado, ter conhecimento sobre diferentes áreas da vida pública, e por outro, participar ativamente e voluntariamente da mesma.

Acreditamos que o engajamento cívico vai muito além da consciência no momento do voto, incluindo ações menos formais como o cuidado com o meio-ambiente, a participação em manifestações pacíficas, a realização de trabalho voluntário e o contato com os representantes eleitos. 

ÁREAS DA VIDA PÚBLICA TRABALHADAS PELA MOBIS

Ciência Política

Direito

Economia e Finanças

Sustentabilidade

Diversidade e Direitos Civis

Administração Pública

Relações Internacionais

Inovação Social

Direcionadores Estratégicos

NOSSA MISSÃO

"Apoiar educadores para que possam liderar, com facilidade, experiências de aprendizagem transformadoras em cidadania nas escolas de Educação Básica brasileiras."

NOSSOS PRINCÍPIOS

Idealismo Pragmático

Tomamos o mundo como ele é para torná-lo como gostaríamos que fosse. Mantemos os olhos abertos e as mãos ocupadas para construir um novo futuro. No entanto, mantemos também os pés no chão para garantir sustentabilidade e longevidade, construindo a partir das necessidades do nosso entorno.

Atuação em Rede

Acreditamos que a troca de conhecimento e a cooperação são instrumentos fundamentais para o crescimento e transformação duradoura. Pró-ativamente estabelecemos parcerias e dividimos aprendizados.

Embasamento Científico

Criamos a partir de pesquisas recorrentes sobre as necessidades de estudantes, professores e escolas. Além disto, nos apoiamos em estudos internacionalmente reconhecidos e em avaliações de impacto sistemáticas sobre nossos produtos, garantindo a nossa adequação à realidade das escolas brasileiras.

Diversidade

A diversidade é uma manifestação natural das múltiplas expressões individuais e tem um grande valor em si mesmo. A diversidade é funcional para nosso avanço enquanto sociedade: nos permite olhar para as mesmas questões sob diferentes ângulos, nos deixa mais criativos, permite a complementaridade e nos alavanca a novas soluções.

Suprapartidarismo

A Mobis é uma organização da sociedade civil para a sociedade civil. Em sua função educacional tem como premissa mostrar como as instituições funcionam para que cada indivíduo faça suas próprias avaliações e tome suas próprias decisões. Não nos aliamos a nenhum partido político específico nem a interesses especiais da iniciativa privada.

Transparência e Prestação de Contas

Acreditamos em deixar claro o que fazemos, porque fazemos, como fazemos, aonde chegamos e em que velocidade estamos. Valorizamos a integridade e a boa governança e, assim, investimos tempo em sua prática.

Manifesto da Mobis 

Está no indivíduo o poder de mudar o coletivo.

 

É no senso de pertencimento e de responsabilidade de cada ser humano que está a origem de um cidadão. É portanto, ali também, a origem de sociedades democráticas, prósperas, justas e sustentáveis.

 

É o cidadão o guardião do seu entorno, o criador de soluções, o definidor do futuro, o auditor do Estado, o protetor do outro e do público, daquilo que nos é comum.

 

A formação de um cidadão, no entanto, não acontece no vácuo. É preciso um esforço intencional, coeso e sério para ensinar às novas gerações as regras de participação democrática definidas pelas gerações anteriores.

 

Esse esforço se chama educação. 

 

É por isto que trabalhamos pra criar e distribuir experiências de aprendizagem transformadoras e suprapartidárias em cidadania. Fazemos isto através da cooperação e do compartilhamento de práticas pedagógicas com aqueles que acreditamos serem os verdadeiros elos que nos ligam a um futuro melhor: os professores e professoras. Queremos, juntos, contribuir na construção de milhares de novos futuros que passam diariamente pelas salas de aula do nosso país.

 

Como organização cívica, trabalhamos para transformar a realidade do Brasil. Como pessoas apaixonadas pela educação e pela ação, queremos encontrar parceiros nessa recompensadora jornada.

 

Pertença. Responsabilize-se. Conheça. Faça.

A cidadania está em nós. O futuro está em nós.

 

Vem Pra Mobis!

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

  ® 2019 Mobis.