Perguntas Frequentes

Sobre a Mobis

Como a Mobis está registrada?


A Mobis é uma associação civil sem fins lucrativos (pessoa jurídica de direito privado). Ela tem como finalidade a promoção da educação para a cidadania no Brasil através da pesquisa, do desenvolvimento e da distribuição de ferramentas e metodologias de ensino voltadas aos ensinos fundamental e médio.




Em que momento a Mobis está?


A Mobis é atualmente uma startup de impacto social. Startup é um organização que ainda está em seu processo de estruturação e desenvolvimento de produto, antes do início das operação em larga escala. Em novembro e dezembro de 2017, a Mobis realizou o seu primeiro financiamento coletivo para a construção da plataforma de distribuição de materiais didáticos. Em 2018 e 2019, estamos construindo a plataforma e o processo editorial de novos materiais que serão publicados anualmente. Enquanto isto ocorre, fazemos atuações pontuais em algumas escolas para testar e criar novos materiais com alunos e professores.





Financiamento

Como a Mobis se financia?


A Mobis cobre todos os seus custos fixos mensais através de pessoas físicas. Essa origem distribuída de recursos é fundamental para mantermos a independência e a neutralidade de nossa atuação. Além das doações que cobrem nossos custos mensais, recebemos apoios esporádicos de empresas que fornecem bens ou serviços para a Mobis com um preço diferenciado ou sem cobrar. Finalmente, o trabalho da Mobis é realizado majoritariamente por voluntários que doam seu tempo para colocar esta iniciativa da sociedade civil de pé! :)




Para onde vão os recursos dos investimentos cívicos recorrentes da Mobis?


Os investimentos cívicos recorrentes cobrem os nossos custos fixos mensais. Para maiores informações, veja o nosso orçamento mensal.




Como posso acompanhar a prestação de contas da Mobis?


As informações da prestação de contas da Mobis podem ser vistas na página de transparência nosso site e são atualizadas mensalmente. Além da prestação de contas, as atividades da Mobis podem ser acompanhadas através das nossas newsletters mensais ou através dos posts no Instagram. Uma vez por ano, realizamos um evento aberto de prestação de contas para que os nossos investidores cívicos conversem ao vivo com a equipe, vejam o que foi realizado no ano e entendam o que virá pela frente.




O que é um investidor cívico?


O investidor cívico é o indivíduo que investe na Mobis de forma recorrente, doando um valor fixo mensal. Invista com a gente em um novo futuro!




Quais são os benefícios de ser um investidor cívico?


Você tem a satisfação despertar cidadãos juntos com a gente desenvolvendo materiais didáticos de qualidade e com isenção política partidária para professores de todo o país. Os nomes de todos os nossos investidores recorrentes ou pontuais dos últimos 12 meses podem ser vistos aqui no nosso site :)




Quais são as modalidades de contribuição?


Nós temos duas modalidades: (i) a contribuição pontual, em que você contribui uma vez só, e (ii) a doação recorrente, que nós chamamos de investimento cívico, na qual você doa todos os meses. No investimento cívico, você cadastra seus dados de cartão de crédito ou de qualquer outro meio de pagamento e, todo mês, o valor que foi registrado por você é descontado.




Como funciona o investimento cívico?


O investimento cívico funciona da seguinte maneira: (i) clique no botão “Invista!” no menu do site; (ii) cadastre seus dados; (iii) escolha o valor que deseja investir e (iv) marque a opção “Continuar doando mensalmente no valor de” (v) preencha o valor com o qual você deseja continuar doando mensalmente e (vi) clique no botão doar. Desta forma, o valor que você definiu é cobrado automaticamente do seu cartão ou do meio de pagamento escolhido.




Como eu faço para fazer um investimento cívico?


Basta entrar no site da Mobis, clicar no botão “Invista!” e seguir os passos acima descritos.




Qual o valor mínimo de investimento?


Você pode investir qualquer valor a partir de R$ 5,00.




Meus dados estarão seguros?


O integrador financeiro com qual nós trabalhamos, a Doare Serviços Financeiros Ltda., atende mais de 2.500 ONGs no Brasil. Seu serviço dispõe de certificado de segurança SSL, criptografia e todos os dados sensíveis de pagamento, como informação de cartão de crédito, não são armazenados.




Não tenho cartão de crédito, posso investir para a Mobis mesmo assim?


Sim, além do cartão de crédito, você pode investir na Mobis através do boleto bancário e de PayPal.




Como faço para cancelar o meu investimento cívico recorrente?


Para cancelar a sua investimento cívico recorrente, você pode preencher este formulário ou entrar em contato com a gente através deste e-mail: contato@mobis.org.br




Como faço para alterar minha inscrição de investimento cívico recorrente?


Basta enviar um e-mail para contato@mobis.org.br solicitando a alteração.




Recebo recibo?


Sim, você recebe um recibo sempre que a transação for finalizada. Adicionalmente, se você precisar de um recibo assinado pela Mobis, você pode nos enviar um e-mail para contato@mobis.org.br e lhe enviaremos o documento.




De que outras formas eu posso contribuir com a Mobis?


Pessoas físicas podem contribuir para a Mobis não apenas com suas doações. Podem também entrar em contato com a gente para trabalhar como voluntário.




A minha contribuição é dedutível para fins de impostos?


Infelizmente ainda não :(




Eu sou pessoa jurídica, como eu posso contribuir para a Mobis?


Você, como pessoa jurídica, pode contribuir com a Mobis como apoiador. Nossos apoiadores são empresas que contribuem ao não cobrar pela prestação de serviços ou oferecer serviços e produtos por um valor reduzido. Para oferecer seu apoio, basta entrar em contato com a gente através de contato@mobis.org.br





  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

  ® 2019 Mobis.