Capa grupo Educadores da Cidadania (1).png

A Jornada Educadores da Cidadania

A Jornada Educadores da Cidadania é um programa que tem como objetivo promover a formação cidadã de educadores brasileiros, com embasamento científico, suprapartidarismo e metodologias ativas.

 

Selecionaremos 12 educadores para se desenvolverem como lideranças cidadãs e produzirem práticas pedagógicas inéditas sobre o tema, através dos 4 princípios que guiam a Jornada: o conteúdo, a inspiração, a troca e a cocriação.


Ao fim da jornada, as práticas pedagógicas criadas serão organizadas pela Mobis em formato de eBook e a autoria assinada pelos educadores participantes. Nosso objetivo é disponibilizar gratuitamente para todos os educadores brasileiros um conteúdo que facilite o ensino de cidadania e forme uma geração de cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades.


O programa conta, ainda, com uma bolsa de R$ 800,00 para cada educador que completar a formação e desenvolver a prática.

Confira mais informações sobre a data limite para inscrição, os critérios de seleção e as datas de realização da jornada abaixo.

O Edital

Se interessou? É um educador de ensino básico? Inscreva-se aqui. As inscrições vão até o dia 12 de setembro.

Público Alvo

O processo seletivo é aberto a educadores(as) da rede pública, da rede privada e a educadores(as) sociais que estejam lecionando aulas de qualquer disciplina para estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou que atuem com adolescentes em idade equivalente a estas etapas de ensino.

Número de Vagas

12 vagas.

Formato de Seleção

A seleção é realizada virtualmente, em chamada aberta, via formulário. Neste, o educador deve responder a perguntas sobre sua experiência profissional, sua motivação para participar do programa, seu engajamento prévio com a temática do programa e deve enviar um vídeo curto (1 a 2 min) de apresentação.

Requisitos de Seleção

1

Ter disponibilidade para participar de toda a jornada de formação dos educadores(as) (em formato online);

2

Ter disponibilidade para criar e facilitar uma prática pedagógica, no formato online ou presencial, entre outubro e novembro de 2021 com pelo menos uma de suas turmas de Ensino Fundamental II ou Ensino Médio;

3

Concordar com as regras e princípios do programa.

Critérios de Seleção

1

Motivação para participar do programa;

2

Alinhamento aos valores da Mobis e do projeto;

3

Experiência e conhecimentos prévios em educação cidadã e em metodologias ativas;

4

Histórico de engajamento cidadão;

5

Experiência profissional e acadêmica.

Benefícios

1

 Formação: participação de uma jornada de formação gratuita online sobre democracia e cidadania ativa com especialistas na área.

2

Bolsa: remuneração de 800 reais para sistematização das práticas pedagógicas desenvolvidas, que serão publicadas como eBook.

Ficou com alguma dúvida?

Para perguntas ou esclarecimentos, envie um e-mail para contato@mobis.org.br com o assunto: Jornada Educadores da Cidadania. 

Jornada com texto.png

Jornada Educadores da Cidadania

Jornada de Formação e Aprendizagem

A Jornada Educadores da Cidadania será dividida em 4 momentos diferentes, que irão ocorrer entre os meses de outubro e novembro de 2021.

Tendo como elementos centrais o conteúdo, a inspiração, a troca e a cocriação, a Jornada busca não apenas trazer uma formação sólida em cidadania para a comunidade escolar, mas também fortalecer redes e reconhecer lideranças cidadãs.

 

Além da formação específica, os(as) educadores(as) selecionados serão protagonistas de painéis sobre educação, cidadania ativa, democracia e participação cidadã que contarão com a participação de especialistas nacionalmente reconhecidos e serão abertos ao público externo.

1ª parte - Painel Inicial: Educação Cidadã (2 horas)

Painel de debate e reflexão sobre o conceito e a importância da educação cidadã. Será mediado pela Mobis e contará com a participação de painelistas convidados. O painel de abertura será aberto ao público, mediante inscrições gratuitas.

Painelistas:

2ª parte - Jornada de Formação dos Educadores (12 horas)

Etapa exclusiva para os(as) educadores(as) selecionados, que deverão comparecer em todas as suas atividades. Ao longo desta, além de aprender conteúdos teóricos com especialistas na área, os(as) educadores(as) participarão de momentos de troca, inspiração e criação, através dos quais irão desenvolver práticas pedagógicas inéditas sobre democracia e cidadania ativa.


Serão alternados momentos de formação com especialistas, dinâmicas de troca e criação no grande grupo e em pequenos grupos, e pequenos desafios e dinâmicas de produção individual, que serão realizados por cada educador individualmente, fora do ambiente virtual.

Facilitadores:

3ª parte - Apresentação de Práticas (2 horas)

Evento no qual os(as) educadores(as) irão apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas e os resultados de sua implementação em sala de aula. Será um momento de troca de experiências, inspiração e celebração coletiva.

 

Facilitadores:

4ª parte - Painel de Encerramento (2 horas)

Painel de debate e reflexão sobre a democracia e a participação cidadã no Brasil. Será mediado pela Mobis e contará  com a participação de painelistas convidados. O painel de encerramento será aberto ao público, mediante inscrições gratuitas.

Painelistas:

Produção eBook

O principal produto da Jornada Educadores da Cidadania será a produção de um eBook, a ser distribuído gratuitamente, contendo as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos(as) educadores(as) participantes do programa.

O eBook será organizado pela Mobis que contará com serviços especializados de diagramação e design e será publicado em formato ePub com ISBN, levando a autoria dos(as) educadores(as).

O objetivo do livro é, sobretudo, ampliar o impacto do programa, permitindo que qualquer educador brasileiro possa replicar as experiências de aprendizagem desenvolvidas pelos(as) educadores(as) em seus espaços de aprendizagem. Além disso, a publicação visa divulgar e reconhecer o trabalho dos(as) educadores(as) participantes da jornada.

Data prevista para a publicação

Janeiro de 2021.

Na Mídia

Parceiros e Financiamento

Financiamento do Projeto

A Jornada Educadores da Cidadania é um dos projetos contemplados pelo edital “Educação com Cidadania”, iniciativa do Instituto AIPI que conta com o apoio técnico do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). O projeto será financiado majoritariamente por recursos advindos deste edital.

Apoio

Inserir logos de instituições que nos auxiliarem na divulgação do projeto

 
test_event_code: TEST24097